Os Estados Unidos e a Europa dominam o mercado dos Ensaios Clínicos. No entanto, o crescimento que se tem vindo a observar no mercado da Ásia-Pacifico pode vir a alterar esta realidade nos próximos anos. A pandemia de Covid realçou a importância dos ensaios clínicos. A prioridade dos governos foi controlar o crescimento exponencial do número de casos mas, simultaneamente, a comunidade científica focou-se em criar uma vacina contra o coronavírus em tempo recorde. Dessa criação nasceu a necessidade de se praticar ensaios clínicos a uma escala mundial para que a utilização dessas vacinas fosse aprovada. Esta situação não só contribuiu para provar a importância da inovação nos ensaios clínicos como também levou a mudanças no mercado. Segundo James Riddle, vice-presidente da empresa de pesquisa e consultoria estratégica Advarra, a maior mudança que ocorreu no setor foi o alcance da digitalização completa, eliminando o uso de papel na totalidade. Esta é uma grande conquista, uma vez que centraliza os sistemas e torna os processos mais eficazes e organizados. O mercado dos ensaios clínicos foi estimado em 17,12 bilhões de dólares em 2018 e deve atingir 24,87 bilhões até 2023. Isso significa o aparecimento de novas tendências na indústria dos ensaios clínicos nos próximos anos.
A tendência dominante de 2022/23, segundo aquilo que se espera, será a adopção de projetos de ensaios híbridos e descentralizados. Cerca de 1300 ensaios com um componente descentralizado e/ou virtual deverão começar ainda em 2022, de acordo com a GlobalData. Um dos principais fatores que influencia a pesquisa descentralizada no futuro é o facto de permitir mais ensaios centrados no doente, melhorando processos logísticos como a deslocação, possibilitando a participação de doentes qualificados que moram mais longe dos locais de estudo.
Algumas das maiores mudanças que devem acontecer na indústria nos próximos dois anos serão impulsionadas pela tecnologia. As plataformas digitais e as aplicações inteligentes vão ser utilizadas para obter o consentimento informado dos participantes e armazenar informações. Vão tornar-se cada vez mais úteis e relevantes. Através dos seus dispositivos eletrónicos, os doentes podem preencher e enviar informações sobre os seus sintomas, os efeitos secundários e outras informações.
Por último, a região da Ásia-Pacífico tem sido o mercado com o crescimento mais rápido no que diz respeito aos ensaios clínicos. Esse aumento foi atribuído à presença de economias emergentes, ao setor de saúde em expansão e a uma legislação uniforme que rege o setor da saúde. No geral, há muitas mudanças importantes previstas para 2022-23 e a Índia também irá desempenhar um papel crucial nisso, como fez durante o processo de desenvolvimento da vacina Covid.