Medical Affairs e Regulatory Affairs: Evolução de Mercado
Tópicos de Medical Affairs

Data

Categoria

Equipa de Marketing: Antes de mais, parabéns pelo recente certificado da DGERT! O que significa esta certificação para a PharAcademy?

Coordenadora Pedagógica (Ana): Muito obrigada! A certificação da DGERT é um marco importante para nós. Valida a qualidade da nossa formação e confirma que seguimos as melhores práticas pedagógicas e organizacionais. Para os nossos alunos e parceiros, significa que oferecemos cursos reconhecidos e alinhados com as exigências do setor farmacêutico.

Equipa de Marketing: Quais foram os principais desafios para obter esta certificação?

Coordenadora Pedagógica (Ana): O processo foi exigente, tivemos de garantir que todos os nossos procedimentos estavam alinhados com os critérios da DGERT, desde a definição de objetivos pedagógicos até à implementação de mecanismos de avaliação e melhoria contínua, tudo minuciosamente analisado. Mas, com a dedicação da nossa equipa e o apoio dos nossos parceiros, conseguimos alcançar este objetivo.

Equipa de Marketing:Agora que a escola está certificada, quais são os planos para 2025/2026?

Coordenadora Pedagógica (Ana): Queremos expandir a nossa oferta formativa e reforçar parcerias com indústrias farmacêuticas. Em 2025, lançaremos novos cursos especializados, focados em tecnologia farmacêutica e regulação do setor. Também pretendemos lançar os cursos da área de Estatística e analise de dados.  E mantemos o nosso investimento em formação à distância, para abranger um maior número de profissionais e estudantes interessados.

Equipa de Marketing: Como esperam envolver ainda mais o setor farmacêutico no vosso projeto?

Coordenadora Pedagógica (Ana): Planeamos criar um conselho consultivo com representantes da indústria para garantir que os nossos programas estejam alinhados com as necessidades reais do mercado. Também queremos aumentar as oportunidades de estágio para os nossos alunos, permitindo-lhes ganhar experiência prática e facilitar a sua integração no mercado de trabalho.

Equipa de Marketing: Para finalizar, qual é a sua visão para a escola nos próximos anos?

Coordenadora Pedagógica (Ana): Queremos ser uma referência nacional na formação profissional para a indústria farmacêutica. A nossa missão é formar profissionais altamente qualificados, preparados para os desafios do setor. Com a certificação da DGERT, uma equipa dedicada e parcerias sólidas, estamos confiantes de que cresceremos e faremos a diferença na formação farmacêutica em Portugal.

Equipa de Marketing: Muito obrigada pelo seu tempo e felicidades para os projetos futuros!

Coordenadora Pedagógica (Ana): Obrigada! Contamos com o apoio de todos para continuar esta caminhada de sucesso.

Mais Artigos

Os Regulatory Affairs definem a direção cientifica e a primeira fase de desenvolvimento enquanto que os Medical Affairs dão apoio cientifico para uma fase mais avançada de desenvolvimento e pós-mercado para medicamentos e devices. Apesar de serem áreas diferentes, em empresas de menores dimensões a mesma equipa pode estar encarregue das tarefas de ambos.

A GlobalNewsWire lançou este ano uma perspetiva de evolução do mercado dos Nordic Regulatory Affairs que mostra que: 

– Em 2028 o mercado deve chegar a 2280,58€ milhões 

– Espera-se a expansão a um CAGR de 7,5% de 2021 a 2028; 

– Um aumento nas atividades de R&D em países como a Noruega e Dinamarca, com o objetivo de impulsionar o mercado; 

– A Dinamarca é reconhecida como o centro de R&D na Europa, tornando-se um destino ideal para a descoberta e teste de medicamentos; 

– Devido à COVID-19, um número significativo de vacinas e medicamentos está em fase de desenvolvimento, o que requer uma aprovação mais rápida que só é possível obter através de clearence dada pelos regulatory bodies. Assim espera-se que a necessidade de assuntos regulatórios aumente;

– Por serviço, o segmento de redação e publicação regulatória liderou o mercado em 2020 devido a um aumento na terceirização de funções regulatórias selecionadas por grandes empresas de ciências biológicas; 

– Com base na categoria, o segmento de dispositivos médicos detinha a maior participação em 2020. O segmento é impulsionado por forte concorrência devido ao aumento da demanda por wearable divices; 

– A Suécia dominou o mercado com uma participação de 59,6% em 2020 devido a um aumento no número de projetos de desenvolvimento de medicamentos; 

– Mudança do cenário regulatório, necessidade crescente por parte das empresas de se concentrarem nas atividades de negócios principais e as pressões económicas e competitivas são os principais fatores responsáveis ??pelo crescimento do mercado.

Visite a página do nosso curso de Medical Affairs e fique a saber mais sobre as possibilidades profissionais que vai ter ao ingressar nesta área.