10ª Edição
Monitorização e Investigação em Ensaios Clínicos
Os ensaios clínicos são, atualmente, a vertente mais expressiva no processo de investigação de novos medicamentos, nomeadamente em termos de investimento e de recursos humanos necessários para a realização de tarefas relacionadas com o longo processo da aprovação e/ou alteração de indicação de um fármaco.
* inscrições disponíveis apenas para a data indicada em "Próxima Edição"
Próxima Edição
Março 2025
Carga Horária
97 horas
Formato
Presencial e Online
Horário
Sáb, 9h-13h / 14h-18h
Investimento
2750€
Sobre o Curso de Especialização
Os objetivos deste curso são:
- Trabalhar os conceitos básicos necessários e conhecer o enquadramento e intervenientes do meio
- Responder às necessidades das CRO’s em matéria da investigação clínica e dos diferentes tipos e fases dos Ensaios Clínicos
- Dar a conhecer a regulamentação afeta à atividade
- Dar a conhecer as diferentes etapas de Ensaios Clínicos e as suas metodologias
- Desenvolver ferramentas de análise e comunicação dos acontecimentos e interações em matéria de Farmacovigilância, Biometria e Gestão de dados
Programa
Bases Científicas e Conceitos Básicos
Transição da fase pré-clínica para a fase clínica
Conceito de IMP
GMPs (Good Manufacturing Practices) e sua importância
Melhoria de biodisponibilidade
Conceitos básicos necessários e relacionados com o desenvolvimento pré-clínico, em matéria de toxicologia, farmacologia, farmacocinética e farmacodinâmica.
Organismos e entidades participantes nos Ensaios Clínicos
Análise do enquadramento da Indústria Farmacêutica a nível nacional e internacional, relacionada com a investigação clínica e os departamentos médicos e clínicos. Revisão de conhecimentos sobre os diferentes intervenientes, organizações, atividades, funções e responsabilidades próprias dos cargos em estudo. Abordar com detalhe as estruturas e organigramas profissionais que participam no desenvolvimento e gestão dos Ensaios Clínicos.
Enquadramento das CROs e o seu papel e responsabilidades no circuito dos vários intervenientes. Os departamentos clínicos e os modelos específicos de outsourcing exclusivos à Indústria. O CRA, e o CTA. A Gestão de equipa nas CROs.