10ª Edição
Monitorização e Investigação em Ensaios Clínicos
Os ensaios clínicos são, atualmente, a vertente mais expressiva no processo de investigação de novos medicamentos, nomeadamente em termos de investimento e de recursos humanos necessários para a realização de tarefas relacionadas com o longo processo da aprovação e/ou alteração de indicação de um fármaco.
* inscrições disponíveis apenas para a data indicada em "Próxima Edição"
Próxima Edição
16 de Maio 2025
Carga Horária
97 horas
Formato
Online
Horário
Sáb, 9h-13h / 14h-18h
Investimento
3000€

Sobre o Curso de Especialização
Os objetivos deste curso são:
- Trabalhar os conceitos básicos necessários e conhecer o enquadramento e intervenientes do meio
- Responder às necessidades das CRO’s em matéria da investigação clínica e dos diferentes tipos e fases dos Ensaios Clínicos
- Dar a conhecer a regulamentação afeta à atividade
- Dar a conhecer as diferentes etapas de Ensaios Clínicos e as suas metodologias
- Desenvolver ferramentas de análise e comunicação dos acontecimentos e interações em matéria de Farmacovigilância, Biometria e Gestão de dados
Programa
Bases Científicas e Conceitos Básicos
Transição da fase pré-clínica para a fase clínica
Conceito de IMP
GMPs (Good Manufacturing Practices) e sua importância
Melhoria de biodisponibilidade
Conceitos básicos necessários e relacionados com o desenvolvimento pré-clínico, em matéria de toxicologia, farmacologia, farmacocinética e farmacodinâmica.
Organismos e entidades participantes nos Ensaios Clínicos
Análise do enquadramento da Indústria Farmacêutica a nível nacional e internacional, relacionada com a investigação clínica e os departamentos médicos e clínicos. Revisão de conhecimentos sobre os diferentes intervenientes, organizações, atividades, funções e responsabilidades próprias dos cargos em estudo. Abordar com detalhe as estruturas e organigramas profissionais que participam no desenvolvimento e gestão dos Ensaios Clínicos.
Enquadramento das CROs e o seu papel e responsabilidades no circuito dos vários intervenientes. Os departamentos clínicos e os modelos específicos de outsourcing exclusivos à Indústria. O CRA, e o CTA. A Gestão de equipa nas CROs.
Os Centros de Ensaios Clínicos
Descrição do Papel do Coordenador de Ensaios Clínicos (job description): as GCPs, o circuito do doente, o Protocolo, o report de AEs e SAEs, introduzindo o conceito de eCRFs. Responsabilidades e desafios de melhoria. O contato com os vários stakeholders. Descrição dos processos organizacionais e de qualidade de um centro de ensaios clínicos.
Desenho e Fases dos Ensaios Clínicos
Análise dos diferentes tipos de Ensaios Clínicos e projetos de investigação, assim como as suas diferentes fases de desenvolvimento e procedimento de gestão e execução. Ainda, os elementos diferenciais no que respeita ao tipo de estudo, desenho, objetivos e áreas terapêuticas. O desenho e tipos de ensaios clínicos. Ensaios Clínicos, da fase I à IV, os estudos observacionais e os epidemiológicos.
Ensaios e Estudos Observacionais de Iniciativa do Investigador
Os desafios dos estudo de iniciativa do investigador. O processo: desde da conceptualização da ideia, ao financiamento, às submissões locais e implementação. Estudos da Indústria Vs Estudos de iniciativa do investigador. A relevância para a formação médica. RAMBO - Estudo observacional (Oncologia).
Ensaios de Fase Precoce
Noções de segurança eficácia do IMP. A importância para o doente oncológico.
Actividades de Start- up: seleção de centros, países e recrutamento
Start-up: feasibilities e visitas de qualificação (Serviços Farmacêuticos, Laboratórios, Centros de Investigação, etc.). Estudo e análise detalhados do início dos estudos e das unidades de Start-up. Contratos, protocolos e métodos de recolha de dados, gestão e procedimentos a seguir com as equipas de investigação e os centros selecionados. Análise do consentimento informado.
Enquadramento Regulamentar
Estudo detalhado dos diferentes aspetos éticos e legais, a nível local, europeu e internacional. Abordagem da documentação atual e aplicável ao desenvolvimento e aprovação dos ensaios clínicos. Documentos essenciais para o desenvolvimento e processos de aprovação dos diferentes tipos de estudo: Legislação FDA, EMEA e AEMPS. GCP, ICH, Declaração de Helsinquia. CTIS
Monitorização de Ensaios Clínicos - Metodologia
Abordar esta área-chave com uma análise minuciosa da importância da monitorização dos ensaios clínicos no desenvolvimento de novos fármacos. Trabalhar em profundidade a metodologia da monitorização e de todos os processos e procedimentos estabelecidos para o correto desenvolvimento da investigação clínica. Responsabilidade do monitor nos estudos. Documentação do estudo, protocolo e caderno de recolha de dados CRD/CRF. Gestão com os comités éticos de investigação clínica e as autoridades de saúde. Reuniões de investigadores: visita de inicio - Preparação, recolha de documentos, apresentação e treino no protocolo e procedimentos do estudo. Procedimentos até ao "Site Ready".
Farmácia em contexto de ensaio clínico. Visita de exequibilidade. O circuito do IMP. Monitorização e close-out.
Boas Práticas Clínicas
ICH-GCP: responsabilidades do PI, responsabilidades da equipa delegada. Delegation-log. Responsabilidades do promotor. Documentos essenciais - ALCOAc; Trial Master File (TMF): eSource - conceito.
Gestão de Projecto
Gestão de Projeto: Definição de projeto, seus produtos e ciclo. As ferramentas para a gestão de projeto. O Clinical Trial Project e o Clinical Trial Manager - quais as suas responsabilidades e competência. Gestão de projeto desde a sua integração, Scope, agendamento, custos, qualidade, recursos, comunicação, stakeholders, ao risco. Apresentação do exercicio prático que servirá de base para a avaliação prática e constituição dos grupos.
Farmacovigilância nos Ensaios Clínicos
Desenvolvimento do conceito legal que regula a segurança dos medicamentos em estudo assim como o relatório de seguimento de acontecimentos adversos/graves, as interações farmacológicas, e o procedimento de elaboração de relatórios periódicos de segurança. Gestão e procedimento de comunicação de acontecimentos adversos e acontecimentos adversos graves. Importância e significado da farmacovigilância nos ensaios clínicos.
Biostatística e Gestão de Dados
Adquirir os conhecimentos e ferramentas necessários para o tratamento estatístico de dados, a comunicação científica e a publicação de resultados. Bioestatística e a sua aplicação em ensaios clínicos. Função dos departamentos de estatística e procedimentos de trabalho.
Estudos Clínicos
Estudos Observacionais: comissões de Ética locais, Encarregado de Protecção de Dados, o Protocolo, o Consentimento Informado e a Matriz de CRF.
Real World Evidence
Os dados da RWE têm como objectivo a descrição de como um determinado produto irá funcionar numa população mais ampla e representativa ao longo de um período de tempo mais longo, fornecendo por isso informações sobre comparadores e resultados que não fazem parte do protocolo de ensaios clínicos. Tipos de RWE e respectivas metodologias de obtenção de dados. Entidades envolvidas. Enquadramento regulamentar.
Gestão de Contratos Financeiros
Gestão de Contratos Financeiros
Soft Skills em Investigação Clínica
Discussão com exercícios práticos sobre as soft-skills essenciais, com foco em comunicação e gestão de tempo que são competências fundamentais para melhorar a eficiência, a colaboração e a qualidade dos projetos de investigação.