10ª Edição

Monitorização e Investigação em Ensaios Clínicos

Os ensaios clínicos são, atualmente, a vertente mais expressiva no processo de investigação de novos medicamentos, nomeadamente em termos de investimento e de recursos humanos necessários para a realização de tarefas relacionadas com o longo processo da aprovação e/ou alteração de indicação de um fármaco.

* inscrições disponíveis apenas para a data indicada em "Próxima Edição"

Próxima Edição

16 de Maio 2025

Carga Horária​

97 horas

Formato

Online

Horário​

Sáb, 9h-13h / 14h-18h

Investimento​

3000€

Sobre o Curso de Especialização

Os objetivos deste curso são:

  • Trabalhar os conceitos básicos necessários e conhecer o enquadramento e intervenientes do meio
  • Responder às necessidades das CRO’s em matéria da investigação clínica e dos diferentes tipos e fases dos Ensaios Clínicos
  • Dar a conhecer a regulamentação afeta à atividade
  • Dar a conhecer as diferentes etapas de Ensaios Clínicos e as suas metodologias
  • Desenvolver ferramentas de análise e comunicação dos acontecimentos e interações em matéria de Farmacovigilância, Biometria e Gestão de dados

Programa

Tema 1

Bases Científicas e Conceitos Básicos

Transição da fase pré-clínica para a fase clínica

Conceito de IMP

GMPs (Good Manufacturing Practices) e sua importância

Melhoria de biodisponibilidade

Conceitos básicos necessários e relacionados com o desenvolvimento pré-clínico, em matéria de toxicologia, farmacologia, farmacocinética e farmacodinâmica.

Tema 2

Organismos e entidades participantes nos Ensaios Clínicos

Análise do enquadramento da Indústria Farmacêutica a nível nacional e internacional, relacionada com a investigação clínica e os departamentos médicos e clínicos. Revisão de conhecimentos sobre os diferentes intervenientes, organizações, atividades, funções e responsabilidades próprias dos cargos em estudo. Abordar com detalhe as estruturas e organigramas profissionais que participam no desenvolvimento e gestão dos Ensaios Clínicos.

Enquadramento das CROs e o seu papel e responsabilidades no circuito dos vários intervenientes. Os departamentos clínicos e os modelos específicos de outsourcing exclusivos à Indústria. O CRA, e o CTA. A Gestão de equipa nas CROs.

Tema 3

Os Centros de Ensaios Clínicos

Descrição do Papel do Coordenador de Ensaios Clínicos (job description): as GCPs, o circuito do doente, o Protocolo, o report de AEs e SAEs, introduzindo o conceito de eCRFs. Responsabilidades e desafios de melhoria. O contato com os vários stakeholders. Descrição dos processos organizacionais e de qualidade de um centro de ensaios clínicos.

Tema 4

Desenho e Fases dos Ensaios Clínicos

Análise dos diferentes tipos de Ensaios Clínicos e projetos de investigação, assim como as suas diferentes fases de desenvolvimento e procedimento de gestão e execução. Ainda, os elementos diferenciais no que respeita ao tipo de estudo, desenho, objetivos e áreas terapêuticas. O desenho e tipos de ensaios clínicos. Ensaios Clínicos, da fase I à IV, os estudos observacionais e os epidemiológicos.

Tema 5

Ensaios e Estudos Observacionais de Iniciativa do Investigador

Os desafios dos estudo de iniciativa do investigador. O processo: desde da conceptualização da ideia, ao financiamento, às submissões locais e implementação. Estudos da Indústria Vs Estudos de iniciativa do investigador. A relevância para a formação médica. RAMBO - Estudo observacional (Oncologia).

Tema 6

Ensaios de Fase Precoce

Noções de segurança eficácia do IMP. A importância para o doente oncológico.

Tema 7

Actividades de Start- up: seleção de centros, países e recrutamento

Start-up: feasibilities e visitas de qualificação (Serviços Farmacêuticos, Laboratórios, Centros de Investigação, etc.). Estudo e análise detalhados do início dos estudos e das unidades de Start-up. Contratos, protocolos e métodos de recolha de dados, gestão e procedimentos a seguir com as equipas de investigação e os centros selecionados. Análise do consentimento informado.

Tema 8

Enquadramento Regulamentar

Estudo detalhado dos diferentes aspetos éticos e legais, a nível local, europeu e internacional. Abordagem da documentação atual e aplicável ao desenvolvimento e aprovação dos ensaios clínicos. Documentos essenciais para o desenvolvimento e processos de aprovação dos diferentes tipos de estudo: Legislação FDA, EMEA e AEMPS. GCP, ICH, Declaração de Helsinquia. CTIS

Tema 9

Monitorização de Ensaios Clínicos - Metodologia

Abordar esta área-chave com uma análise minuciosa da importância da monitorização dos ensaios clínicos no desenvolvimento de novos fármacos. Trabalhar em profundidade a metodologia da monitorização e de todos os processos e procedimentos estabelecidos para o correto desenvolvimento da investigação clínica. Responsabilidade do monitor nos estudos. Documentação do estudo, protocolo e caderno de recolha de dados CRD/CRF. Gestão com os comités éticos de investigação clínica e as autoridades de saúde. Reuniões de investigadores: visita de inicio - Preparação, recolha de documentos, apresentação e treino no protocolo e procedimentos do estudo. Procedimentos até ao "Site Ready".

Farmácia em contexto de ensaio clínico. Visita de exequibilidade. O circuito do IMP. Monitorização e close-out.

Tema 10

Boas Práticas Clínicas

ICH-GCP: responsabilidades do PI, responsabilidades da equipa delegada. Delegation-log. Responsabilidades do promotor. Documentos essenciais - ALCOAc; Trial Master File (TMF): eSource - conceito.

Tema 11

Gestão de Projecto

Gestão de Projeto: Definição de projeto, seus produtos e ciclo. As ferramentas para a gestão de projeto. O Clinical Trial Project e o Clinical Trial Manager - quais as suas responsabilidades e competência. Gestão de projeto desde a sua integração, Scope, agendamento, custos, qualidade, recursos, comunicação, stakeholders, ao risco. Apresentação do exercicio prático que servirá de base para a avaliação prática e constituição dos grupos.

Tema 12

Farmacovigilância nos Ensaios Clínicos

Desenvolvimento do conceito legal que regula a segurança dos medicamentos em estudo assim como o relatório de seguimento de acontecimentos adversos/graves, as interações farmacológicas, e o procedimento de elaboração de relatórios periódicos de segurança. Gestão e procedimento de comunicação de acontecimentos adversos e acontecimentos adversos graves. Importância e significado da farmacovigilância nos ensaios clínicos.

Tema 13

Biostatística e Gestão de Dados

Adquirir os conhecimentos e ferramentas necessários para o tratamento estatístico de dados, a comunicação científica e a publicação de resultados. Bioestatística e a sua aplicação em ensaios clínicos. Função dos departamentos de estatística e procedimentos de trabalho.

Tema 14

Estudos Clínicos

Estudos Observacionais: comissões de Ética locais, Encarregado de Protecção de Dados, o Protocolo, o Consentimento Informado e a Matriz de CRF.

Tema 15

Real World Evidence

Os dados da RWE têm como objectivo a descrição de como um determinado produto irá funcionar numa população mais ampla e representativa ao longo de um período de tempo mais longo, fornecendo por isso informações sobre comparadores e resultados que não fazem parte do protocolo de ensaios clínicos. Tipos de RWE e respectivas metodologias de obtenção de dados. Entidades envolvidas. Enquadramento regulamentar.

Tema 16

Gestão de Contratos Financeiros

Gestão de Contratos Financeiros

Tema 17

Soft Skills em Investigação Clínica

Discussão com exercícios práticos sobre as soft-skills essenciais, com foco em comunicação e gestão de tempo que são competências fundamentais para melhorar a eficiência, a colaboração e a qualidade dos projetos de investigação.