As Ciências Farmacêuticas albergam variadas áreas profissionais. Temos para si a terceira parte de um artigo tripartido em que lhe damos conhecer três categorias da área e sugerimos um curso da 4Us Consulting para desenvolver o seu interesse!
Farmácia Comunitária
Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, “A Farmácia Comunitária é a face mais visível da profissão. É o primeiro local a que os portugueses recorrem em questões de saúde. É por isso um setor com uma importância estratégica no sistema de saúde, com integração e articulação na rede de cuidados de saúde primários; são unidades de saúde modernas, que sempre apostaram na inovação e em pessoal qualificado. Os utentes reconhecem-lhe proximidade, disponibilidade, confiança e, acima de tudo, dedicação e competência profissional, numa relação secular que muito valoriza o papel que o farmacêutico comunitário hoje assume na nossa sociedade.”
Farmácia Hospitalar
Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, “Todos os hospitais têm a sua farmácia e todas as farmácias têm os seus farmacêuticos. O farmacêutico hospitalar integra uma vasta equipa multidisciplinar de saúde que trabalha nos hospitais, estando diretamente envolvido na aquisição e boa gestão dos medicamentos, na sua preparação e distribuição pelos blocos e enfermarias, gerando a informação de natureza clínica, cientifica ou financeira que o sistema carece, especialmente na avaliação da inovação terapêutica e monitorização dos ensaios clínicos. Os diretores técnicos das farmácias hospitalares são farmacêuticos especialistas pela Ordem dos Farmacêuticos, que desenvolveram competências nas várias fases do circuito de medicamento no hospital e que assumem liderança e elevada responsabilidade na terapêutica que é administrada aos doentes.”
Outras Áreas Profissionais
Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, “A história do ensino farmacêutico em Portugal remonta ao século XVI, com os primeiros cursos para boticários na Universidade de Coimbra, mas foi no início do século passado que foi Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, “A Ciência Farmacêutica é uma disciplina abrangente que extravasa a própria área da Saúde. A profissão farmacêutica possui por isso múltiplos ramos e valências e um vasto leque de saídas profissionais. Com o progresso, os farmacêuticos adaptaram-se a novas áreas de atividades, aos desafios e necessidades da sociedade, relevando a sua abertura e disponibilidade e o seu carácter empreendedor. Hoje, encontramos farmacêuticos em vários domínios profissionais, onde a sua formação académica de banda larga lhe fornece uma vantagem competitiva no mercado de trabalho. De forma genérica, os farmacêuticos incluídos nas Outras Áreas Profissionais exercem a profissão fora das áreas mais tradicionais ou não exercem atos exclusivos da profissão farmacêutica.”