A aprendizagem contínua é a persistência de cada um em adquirir conhecimentos e desenvolver oportunidades futuras. Faz parte do desenvolvimento pessoal e profissional num esforço para evitar a estagnação e atingir todo o seu potencial. O conhecimento agora está ao alcance de todos e deve ser incentivado a todos. À semelhança dos bens perecíveis que acabam por prescrever, o conhecimento apesar de não perder a validade pode perder a importância por não estar atualizado.
Apresentamos 7 pontos que explicam a importância de se manter na linha da frente em termos de conhecimento, de forma a não perder valor profissional:
1. Permanecer relevante
Não fique para trás. Permanecer relevante para o seu setor, mantendo-se atualizado com as tendências e adaptando seu conjunto de habilidades.
2. Preparar-se para o inesperado
A aprendizagem ao longo da vida irá ajudar na adaptação a mudanças inesperadas. Ao continuar a aprender, vai ser mais fácil sair da zona de conforto e ter novas oportunidades de trabalho.
3. Impulsionar o seu perfil
Quando se está constantemente a aprender, existe uma melhoria contínua, um crescimento na carreira e haverá feedback positivo de quem trabalha consigo.
4. Competência leva à confiança
Aprender coisas novas dá um sentimento de realização que, por sua vez, aumenta a confiança nas nossas capacidades.
5. Despertar novas ideias
\A aquisição de novas habilidades revelará novas oportunidades e ajudará a encontrar soluções inovadoras para problemas.
6. Mudar a perspectiva
A aprendizagem contínua abre a mente e muda as atitude com base no que já sabe. Quanto mais aprende, melhor consegue ver os diferentes lados da mesma situação.
7. Aprender adiante
A aprendizagem contínua não diz respeito apenas a si. A aprendizagem ao longo da vida ajuda a desenvolver as suas competências de liderança, o que se traduz na promoção da aprendizagem ao longo da vida noutros indivíduos, encorajando-os a prosseguir os seus estudos.
Saiba mais sobre a temática da aprendizagem através desta TedTalk que conta com a oradora Barbara Oakley, professora de engenharia, na Universidade de Oakland.