“Will Real-World Evidence Replace Clinical Trials?”
A Forbes publicou um artigo escrito pelo Morris Panner, o CEO da Ambra Health, em que debatia a possibilidade de Real World Evidence substituirem os Ensaios Clínicos.
Esta questão prende-se com o facto de haver um aumento cada vez maior da disponibilidade de real world evidence e de real-world data em que são baseados, desta forma começou a ser ponderada a possibilidade da substituição dos ensaios clínicos com bases nestes dados. No entanto não é viável, sendo que real world evidence assumo um papel complementar e não de substituição.
Morris Panner explica que “Os dados do mundo real são dados de pacientes e de saúde que vêm de uma variedade de fontes, como registos eletrónicos de saúde, registros de doenças, solicitações de seguro e equipamentos de monitorização doméstica de saúde. A evidência do mundo real é derivada da análise de dados do mundo real, por exemplo, por meio de um estudo observacional.”
Evidência do Mundo Real vs. Ensaios Clínicos
“Tradicionalmente, a comunidade médica confia em ensaios clínicos para estudar medicamentos e intervenções num ambiente controlado. Os ensaios clínicos, que envolvem o recrutamento de um grupo de participantes que atendem a um conjunto específico de critérios, são meticulosamente desenhados para serem cientificamente rigorosos e de modo a garantir que os resultados possam ser reproduzidos. Há muito que são considerados o padrão mais fiável para verificar se os novos medicamentos são seguros e eficazes antes de entrarem no mercado.” afirma Morris Panner.
Fonte: Forbes