Ciências Farmacêuticas: uma área a explorar
Ciências Farmacêuticas: uma área a explorar

Data

Categoria

As Ciências Farmacêuticas albergam variadas áreas profissionais. Temos para si a primeira parte de um artigo tripartido em que lhe damos conhecer três categorias da área e sugerimos um curso da 4Us Consulting para desenvolver o seu interesse!

Indústria Farmacêutica

Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, “A industrialização da produção de medicamentos retirou das boticas um serviço que por tradição lhe estava associado. O crescimento da Indústria Farmacêutica potenciou a descoberta de novos medicamentos, para doenças até então incuráveis. Novos fármacos trouxeram maior esperança média de vida, melhor qualidade de vida e enormes ganhos em saúde para a humanidade nas últimas décadas. O desenvolvimento destas tecnologias envolve várias fases, que vão desde a pesquisa microscópica à produção em massa. Em todo este processo, a supervisão farmacêutica assegura o conhecimento técnico-científico e o respeito pelas boas práticas de fabrico. A Ordem dos Farmacêuticos atribui o Título de Especialista em Indústria Farmacêutica, uma qualificação profissional legalmente exigida para cargos de direção técnica nas unidades de produção.”

Investigação Científica

Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, “A produção científica em Portugal nas últimas décadas tem aumentado exponencialmente. Multiplicaram-se os centros de investigação e os apoios à Ciência. Chegou também ao meio empresarial e ao setor privado, onde se dedicam cada vez mais recursos às atividades de Investigação & Desenvolvimento. A formação de base dos farmacêuticos fornece uma importante bagagem técnico-científica para o desenvolvimento de múltiplos projetos de investigação nas várias áreas das Ciências da Vida. Investigadores farmacêuticos espalhados pelo país e em vários centros de investigação internacionais desenvolvem os seus trabalhos e dedicam com afinco a projetos que almejam uma aplicação prática. Que ajudem a preencham lacunas nos cuidados de saúde e que respondam a necessidades concretas dos doentes.”

Assuntos Regulamentares

Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, “Os farmacêuticos que trabalham na área dos Assuntos Regulamentares conhecem os exigentes padrões de segurança que as autoridades impõem no domínio da Saúde, e muito especialmente no setor farmacêutico. A atividade destes profissionais é fundamental nos processos de desenvolvimento, registo, acesso ao mercado, informação e apoio aos profissionais de saúde, bem como na monitorização da utilização dos medicamentos e dispositivos médicos. A Ordem dos Farmacêuticos atribui o título de especialista em Assuntos Regulamentares, que confere uma diferenciação profissional aos farmacêuticos com elevados conhecimentos e experiência, tanto no setor público como no setor privado.”

Mais Artigos