Investigador do ICVS descobre medicamento promissor no tratamento de lesões medulares
Investigador do ICVS descobre medicamento promissor no tratamento de lesões medulares

Data

Categoria

Foi recentemente publicado na revista cientifica Nature Regenerative Medicine o trabalho do estudante de doutoramento Dr. Rui Lima e coordenado pelo neurocientista Professor Doutor Nuno Silva, ambos do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho.

Os resultados do estudo desenvolvido mostram que a administração de levetiracetam após uma leão modular ajuda a proteger o sistema nervoso e ajuda na promoção de moviementos de modelos animais com paraplegia ou tetraplegia.

“Quando sofremos uma lesão medular, podemos ficar paraplégicos ou tetraplégicos; dependendo do nível da medula onde sofremos a lesão. Ao usar este medicamento na fase aguda, até quatro horas após a lesão, conseguimos notar vantagens em termos futuros: há uma melhor recuperação funcional”, afirma o Professor Doutor Nuno Silva.

“Nós observámos resultados promissores quer em lesões torácicas (que simulam pacientes paraplégicos), quer em lesões cervicais (que simulam pacientes tetraplégicos)”, destaca o investigador em neurociências. Acredita que o próximo passo se prende na janela de administração do medicamento, se pode ser aplicado apenas até quatro depois, ou mais.

FONTE: NEWSFARMA

Mais Artigos