2022 em retrospetiva

Data

Categoria

Conheça 12 das notícias que mais marcaram o ano de 2022 na Indústria Farmacêutica

Janeiro

Em janeiro, a  farmacêutica portuguesa Bluepharma anunciou que iria investir 150 milhões de euros, até ao final da década, na criação de um polo tecnológico do medicamento em Coimbra. O polo incluirá, entre outros, uma unidade de investigação e desenvolvimento, uma fábrica e uma plataforma logística.

Leia a notícia na íntegra aqui!

 

Fevereiro

Portugal adquiriu o antiviral da Pfizer em fevereiro. No final de janeiro, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) autorizou o uso de Paxlovid, o antiviral da Pfizer contra a covid-19. A Diretora-geral da Saúde sublinhou que o fármaco não substitui a vacina.

Leia a notícia na íntegra aqui!

 

Março

Foi publicado em março um estudo conduzido pelo CINTESIS e pelo ICBAS que alerta para o facto dos farmacêuticos com menos experiência serem os mais vulneráveis ao burnout. A equipa de investigação liderada pelo investigador Pedro Machado dos Santos avaliou o burnout e o impacto da COVID-19 nos farmacêuticos, tendo concluído que a pandemia teve um enorme impacto na saúde psicológica destes profissionais.

Leia a notícia na íntegra aqui!

 

Abril

A empresa farmacêutica Edol comunicou em abril que iria investir 25 milhões na construção de uma nova fábrica. O laboratório prevê inaugurar a unidade de Carnaxide antes do verão, criar 50 empregos e alargar o horizonte exportador.

Leia a notícia na íntegra aqui!

 

Maio

Em maio, a farmacêutica americana Organon preparava-se para abrir em Lisboa o seu centro de serviços partilhados, onde até 2023 vão trabalhar a tempo inteiro cerca de 200 pessoas.

Leia a notícia na íntegra aqui!

Junho

A biofarmacêutica americana Alnylam comunicou em junho que iria  fortalecer a sua presença em Portugal na área da investigação clínica. Com um medicamento já aprovado e outros dois em avaliação no Infarmed, a Alnylam quer investir nos ensaios clínicos no país, garantindo receitas e acesso à inovação terapêutica.

Leia a notícia na íntegra aqui!

Julho

Foi publicado em julho um artigo de opinião da engenheira biomédica Maria Raimundo. O artigo reflete sobre a transição da indústria farmacêutica na era digital e sobre a urgência desta entender as necessidades das muitas organizações, grupos e indivíduos com os quais trabalha.

Leia a notícia na íntegra aqui!

Agosto

A farmacêutica Moderna avançou, em agosto, com um processo contra a Pfizer e a BioNTech, parceiras no desenvolvimento da primeira vacina contra a covid-19. A Moderna acusou a Pfizer de copiar a tecnologia desenvolvida e patenteada na década antes do início da pandemia.

Leia a notícia na íntegra aqui!

Setembro

O grupo de medicina reprodutiva e saúde materna Ferring Pharmaceuticals inaugurou em setembro um Service Center em Portugal. O Service Center reúne talento especializado em diferentes áreas técnicas, desde as tecnologias de informação, às finanças, recursos humanos e compras.

Leia a notícia na íntegra aqui!

Outubro

Pela primeira vez na história, em outubro, os farmacêuticos do SNS convocaram uma greve. A greve foi convocada como protesto público contra a degradação do seu trabalho e contra o que afirmam ser um sistema que deixa degradar a qualidade e a segurança dos serviços prestados no Serviço Nacional de Saúde.

Leia a notícia na íntegra aqui!

Novembro

Com orçamentos mais baixos, os líderes da TMG e Bial pretendem competir no palco global. Estas empresas só conseguirão competir com as gigantes internacionais se mantiverem a sua agilidade e a flexibilidade e adicionarem investimento na digitalização, na atração de talento e na inovação.

Leia a notícia na íntegra aqui!

Dezembro

Foi publicado este mês um relatório do Infarmed sobre a monitorização da segurança das vacinas em Portugal. O Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) registou 38 800 Reações Adversas às vacinas contra a Covid-19, num total de 25,6 milhões de vacinas que terão sido administradas até  30 de setembro.

Leia a notícia na íntegra aqui!

Mais Artigos